sábado, 15 de setembro de 2007

Hinduísmo - Vishnu

Vishnu (em hindi, विष्‍ण, da raiz sans. vishva = tudo), juntamente com Shiva e Brahma formam a Trimurti, a trindade divina hindú, sendo Vishnu o Deus responsável pela manutenção do universo.

Na sua representação mais comum, aparece flutuando sobre as ondas em cima das costas de uma Serpente-Deus chamada "Shesh Nag", com seus quatro braços, cada mão segurando um de seus atributos divinos, uma concha, um disco de energia, o Lótus e um Cajado


A concha se chama "Panchjanya", que têm nela todos os cinco elementos da criação: ar, fogo, água, terra e éter. Quando se assopra nessa concha, pode se ouvir o som que deu origem à todo o universo, o Om.

O disco, ou roda de energia de Vishnu, se chama "Sudarshana" ele representa o controle dos seis sentimentos, e serve de arma para cortar a cabeça de qualquer demônio.

O Lótus de Vishnu, se chama Padma, e é o símbolo da pureza e representa a Verdade por trás da ilusão.

O cajado de Vishnu, se chama "Kaumodaki", ele representa a força da qual toda a força física e mental do universo são derivadas.

Vishnu tinha Lakshmi como sua Shakti(esposa). ela é representada segurando uma flor de lótus, ou sentada sobre ela segurando um cofre e derrubando moedas de suas mãos.
Segundo a lenda, essa Deusa nasceu enquanto os deuses agitavam os mares de leite, e foi considerada uma das quatorze coisas preciosas que surgiram durante o processo. Todos os Deuses a desejavam como esposa, mas ela elegeu Vishnu.

Originalmente relacionado com o sol, Vishnu é o preservador do universo e a encarnação do amor, verdade, ordem e compaixão, enquanto os dois outros deuses, Brahma e Shiva, são considerados os criadores e destruidores do universo, respectivamente. Para seus adoradores, ele é o ser supremo, do qual tudo emana, encarnou na terra em nove avatares, ou encarnações, algumas humanas, outras animais. A décima encarnação ainda está por vir.

Vishnu mantém as leis do universo. Ao contrário de Shiva, que freqüentemente busca refúgio na floresta para meditar, Vishnu constantemente participa de conquistas amorosas.
Quanto a ordem prevalece no universo, Vishnu dorme nas colinas de Sesha, ordenados dos Nagas. Assim como Sesha flutua através do oceano cósmico dando sustentação à Vishnu, o universo surge do sonho de Vishnu. Mas quando há desequilíbrio no universo, Vishnu se utiliza de seu veículo, Garuda, e guerreia com as forças do caos, ou ele envia um de seus avatares (ou encarnações) para salvar o mundo.

Acredita-se que Vishnu teria dez avatares, sendo os mais populares Rama e Krishna. A lista completa dos dez avatares é a seguinte:

1. O peixe Matsya
2. A tartaruga Kurma
3. O urso Varaha
4. O homem-leão Narasimha
5. O anão Vamana
6. O padre guerreiro Parashurama
7. O príncipe
Rama
8. O pastor de animais Krishna
9. Buddha-Mayamoha
10. O cavaleiro Kalki
espadachim montado a cavalo que ainda está por vir.

Krisna: É um dos avatares mais comuns do deus Vishnu. O olho em forma de lótus, de coloração escura de Krishna é o homem completo e perfeito da mitologia indiana tradicional. Isso faz Krishna o maior Deus não ariano no panteão Hindu. Ele incorporou a forma humana para redimir as ações das forças do mal. O outro avatar, ou encarnação, de Vishnu é Rama, a figura central do Ramayana. Absorvendo as ações durante a história, Rama possui os valores da verdade, compaixão, perdão. Com Sita, sua esposa, Vishnu como Rama continua a ser venerado em templos.

Nenhum comentário: