Dai-me Amor, Dai-me Luz, Dai-me amor, Santo Daime
O Santo Daime é uma doutrina religiosa de inspiração indígena e tem como base o uso ritual da Ayahuasca, uma bebida de origem inca. Tem dois eixos doutrinários originais, o cristianismo e o espiritualismo, e diversas expressões sincretizadas com a umbanda, xamanismo, ritos tribais indígenas e africanos. Surgiu no estado brasileiro do Acre, no início do século XX, tendo como fundador o lavrador e descendente de escravos Raimundo Irineu Serra, também conhecido como Padrinho ou Mestre Irineu. Após conhecer a ayahuasca, Irineu Serra recebeu, em uma visão da Virgem Maria, a denominação de 'Daime', de dai-me luz, dai-me paz e dai-me amor.A principal característica de sua liturgia é a ingestão de uma bebida alteradora de consciência chamada ayahuasca, que também fora utilizada pelos Incas, sendo considerada sagrada e seu uso proposto como enteógeno.
O uso do sacramento Santo Daime é relizado nas datas do seu calendário festivos, obedecendo as regras rituais que foram estabelecidas pelo Mestre Irineu e pelo Padrinho Sebastião.
As principais festas do calendário religioso são os Hinários e os Feitios.Hinários são doze horas seguidas de cânticos e bailado em torno de uma estrela de seis pontas, ao som de diversos instrumentos e maracás.Feitios são as festas de produção do sacramento, quando toda a comunidade se mobiliza para fazer a bebida sacramental, que será consumida durante o calendário de trabalhos do ano.
As principais fases do trabalho são: localização do cipó e da folha na mata; limpeza das folhas, raspação e bateção do cipó, cozimentos e apuração final do Santo Daime. Durante o feitio, as mulheres cuidam das folhas, enquanto os homens preparam o cipó.
No salão da fornalha ficam apenas os responsáveis pelo cozimento e apuração do Daime. É uma fase de atenção e concentração total. Empunhando grandes tridentes de madeira, eles vigiam a fervura. Finalmente depois de alguns instantes que parecem uma eternidade, o apurador bate com seu gambito tres vezes na borda da panela, querendo dizer com isso que está fazendo a chamada do sol, da lua e das estrelas, forças maiores que estão influindo no ponto do Daime que está vindo à luz.
Dois homens atravessam silenciosamente o salão, cada um por um lado da fornalha.Passam uma corda em cada alça da panela e a suspendem. A labareda de fogo pula. A panela é levada ao cocho e escorrida ao som dos hinos.Os hinos ocupam um lugar de destaque na Doutrina do Santo Daime, ao lado da bebida sacramental. É através dos hinos que todos recebem a orientação necessária para navegar na força do Daime durante a sessão. As concentrações são realizadas todos os dias 15 e 30 de cada mês.
Há centros legalmente instituídos em quase todos os estados brasileiros e em países como Espanha e Países Baixos, além de grupos que celebram os cultos em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela e Portugal.O Centro de Iluminação Cristã Luz Universal (CICLU) - Alto Santo - foi o único estabelecido originariamente por Irineu Serra. Ele é dirigido pela viúva do mestre, Peregrina Gomes Serra.
Posteriormente houve a criação do CEFLURIS pelo seringueiro e construtor de canoas Sebastião Mota de Melo, natural de Eurinepé, Amazonas. O Centro Eclético de Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra ( CEFLURIS ) foi registrado em 1974, com sede na cidade do Rio Branco, como um centro espírita estruturado sob a forma de sociedade religiosa sem fins lucrativos, responsável pela organização da Doutrina e pela feitura e distribuição da bebida sacramental utilizada nos rituais. Sebastião Mota de Melo foi um homem simples de sólida convicção espírita e trabalhador incansável. Discípulo do Mestre Irineu. Dele recebeu o dom de trabalhar com o Santo Daime. Reuniu em torno de si centenas de adeptos - não por proselitismo, mas de forma natural, como resultado da amizade e do respeito que ele conquistou, ao atender a todos que o procuravam em busca de um conforto para os males da alma e do corpo. Em 1980 retirou-se dos arredores do Rio Branco, Acre, onde havia fundado a comunidade religiosa conhecida como Colônia Cinco Mil, e levou parte de seu povo para uma área virgem no interior da floresta, denominada Rio do Ouro, onde trabalhavam a seringa e construíam casas, desenvolvendo também atividades agrícolas. Três anos depois fundou o assentamento que se transformaria na atual Vila Céu do Mapiá, no município de Pauini, Amazonas.
A iniciativa cresceu sob sua liderança espiritual e seu exemplo de trabalho. Dirigia pessoalmente mutirões, acolhia pobres, doentes e necessitados. O Padrinho Sebastião, como era carinhosamente chamado por seus afilhados, faleceu em 20 de janeiro de 1990 no Rio de Janeiro, vítima de uma insuficiência cardíaca que o fez sofrer nos últimos anos. Além da viúva, senhora Rita Gregório de Melo, deixou aos filhos Alfredo e Waldete, respectivamente, como presidente e vice-presidente da instituição, a responsabilidade pela continuação de sua obra espiritual e da administração comunitária, feita a partir de uma associação de moradores, cuja diretoria é eleita periodicamente por seus sócios.
Atualmente a população da comunidade compreende cerca de 1.000 pessoas, entre a vila e pequenas colocações ao longo do Igarapé Mapiá. O CEFLURIS foi o primeiro ramo do Santo Daime a se expandir para o sul do Brasil.Centros independentes ou não diretamente ligados ao CICLU ou ao CEFLURIS surgiram a partir da passagem do Mestre Irineu e da expansão para o resto do país.
A questão de o Daime ser ou não considerado droga foi superada recentemente no Brasil a partir de uma resolução do Conselho Nacional Antidrogas. O uso ritual e religioso da bebida sempre foi liberado. Apesar disso, os grupos brasileiros que querem evangelizar o mundo com o uso do Daime defendem sua regulamentação pelo governo, na esperança de influenciar positivamente os demais países ondem possuem centros.Nas várias linhas atuais há diversos tipos de trabalhos, conforme a linha, sendo os oficiais os trabalhos de Hinário (bailado) e Concentração, havendo também os trabalhos de cura tais como Estrela, São Miguel, Cruzes, e também trabalho mediúnicos como de Mesa Branca
Fundador
Mestre Raimundo Irineu Serra nasceu em São Vicente Ferret, no Estado do Maranhão em 1892. No final da primeira década do século, embarcou para o então Território do Acre, onde se estabeleceu próximo à cidade de Basiléia, na fronteira do Peru. Foi alí, no coração das florestas da América do Sul, que o Mestre Raimundo Irineu Serra cristianizou as tradições caboclas e xamânicas da bebida sacramental ayahuasca, conhecida desde antes dos incas e rebatizou-a com o nome de Daime, significando, com isso, a invocação espiritual que deveria ser feito pelo fiel, ao comungar com a bebida: Dai-me amor, Dai-me Luz. Depois, foi para a cidade de Rio Branco, onde começou a trabalhar com um pequeno círculo de discípulos. Instalou definitivamente sua família e um grupo de seguidores na localidade denominada Alto Santo, onde trabalhou até fazer sua passagem em 6 de julho de 1971
Amor Divino
Um dos hinários que constituem a doutrina do Santo Daime. Os hinos que o compõem foram recebidos por Antônio Gomes, um dos primeiros seguidores da igreja fundada por Raimundo Irineu Serra. O responsável pela zeladoria do hinário atualmente é sua filha, dona Dália Gomes. Reza a tradição daimista cantá-lo nos festejos do Dia de Todos os Santos.
Não deixem de vê a reportagem sobre Santo Daime no Fantástico:
http://br.youtube.com/watch?v=VkYP5PCTeVY
Alguns pedaços do que escrevi aqui, foi em sites que falam sobre a religião daimista, entre eles está o http://www.santodaime.org/
Maiores informações entrem no google, lá tem bastante informações sobre a Doutrina.
LUZ!
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