quarta-feira, 31 de outubro de 2007

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Brilho eterno de uma mente sem lembrança

Sabe quando você assiste algum filme há muito tempo, depois lembra dele, por algum motivo, que nem você sabe explicar porquê ele veio em sua mente?

Foi assim que aconteceu, estava em casa..
Quando lembrei desse filme: "Brilho eterno de uma mente sem lembranças".
Parece um livro, no começo do filme, você não entende nada, e quer logo que acabe, ou fica querendo desistir de continuar prestando atenção, porém depois de um tempo, as coisas começam a ter sentido.
E você pensa: "Como não percebi isso antes?"
Mesmo tendo Jim Carrey no elenco, não é uma comédia, eu diria que é um Romance com drama e suspense!
Vale a pena assistir, no meu caso valeu reassistir!
A Kate Wislet nesse filme, está demais!
A interpretação dela, é memorável!
Acho que me identifiquei bastante com a personagem dela, meio alternativa, impulsiva, louca, porém sempre decidida ( mesmo fazendo umas arneiras ), a ainda por ela ser uma mulher movida a sentimentos e emoções, no caso dela a emoção usa a razão.
Obviamente, chorei que nem uma condenada do final do filme..

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Santo Daime

Dai-me Amor, Dai-me Luz, Dai-me amor, Santo Daime

O Santo Daime é uma doutrina religiosa de inspiração indígena e tem como base o uso ritual da Ayahuasca, uma bebida de origem inca. Tem dois eixos doutrinários originais, o cristianismo e o espiritualismo, e diversas expressões sincretizadas com a umbanda, xamanismo, ritos tribais indígenas e africanos. Surgiu no estado brasileiro do Acre, no início do século XX, tendo como fundador o lavrador e descendente de escravos Raimundo Irineu Serra, também conhecido como Padrinho ou Mestre Irineu. Após conhecer a ayahuasca, Irineu Serra recebeu, em uma visão da Virgem Maria, a denominação de 'Daime', de dai-me luz, dai-me paz e dai-me amor.A principal característica de sua liturgia é a ingestão de uma bebida alteradora de consciência chamada ayahuasca, que também fora utilizada pelos Incas, sendo considerada sagrada e seu uso proposto como enteógeno.

O uso do sacramento Santo Daime é relizado nas datas do seu calendário festivos, obedecendo as regras rituais que foram estabelecidas pelo Mestre Irineu e pelo Padrinho Sebastião.
As principais festas do calendário religioso são os Hinários e os Feitios.Hinários são doze horas seguidas de cânticos e bailado em torno de uma estrela de seis pontas, ao som de diversos instrumentos e maracás.Feitios são as festas de produção do sacramento, quando toda a comunidade se mobiliza para fazer a bebida sacramental, que será consumida durante o calendário de trabalhos do ano.

As principais fases do trabalho são: localização do cipó e da folha na mata; limpeza das folhas, raspação e bateção do cipó, cozimentos e apuração final do Santo Daime. Durante o feitio, as mulheres cuidam das folhas, enquanto os homens preparam o cipó.
No salão da fornalha ficam apenas os responsáveis pelo cozimento e apuração do Daime. É uma fase de atenção e concentração total. Empunhando grandes tridentes de madeira, eles vigiam a fervura. Finalmente depois de alguns instantes que parecem uma eternidade, o apurador bate com seu gambito tres vezes na borda da panela, querendo dizer com isso que está fazendo a chamada do sol, da lua e das estrelas, forças maiores que estão influindo no ponto do Daime que está vindo à luz.


Dois homens atravessam silenciosamente o salão, cada um por um lado da fornalha.Passam uma corda em cada alça da panela e a suspendem. A labareda de fogo pula. A panela é levada ao cocho e escorrida ao som dos hinos.Os hinos ocupam um lugar de destaque na Doutrina do Santo Daime, ao lado da bebida sacramental. É através dos hinos que todos recebem a orientação necessária para navegar na força do Daime durante a sessão. As concentrações são realizadas todos os dias 15 e 30 de cada mês.

Há centros legalmente instituídos em quase todos os estados brasileiros e em países como Espanha e Países Baixos, além de grupos que celebram os cultos em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela e Portugal.O Centro de Iluminação Cristã Luz Universal (CICLU) - Alto Santo - foi o único estabelecido originariamente por Irineu Serra. Ele é dirigido pela viúva do mestre, Peregrina Gomes Serra.

Posteriormente houve a criação do CEFLURIS pelo seringueiro e construtor de canoas Sebastião Mota de Melo, natural de Eurinepé, Amazonas. O Centro Eclético de Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra ( CEFLURIS ) foi registrado em 1974, com sede na cidade do Rio Branco, como um centro espírita estruturado sob a forma de sociedade religiosa sem fins lucrativos, responsável pela organização da Doutrina e pela feitura e distribuição da bebida sacramental utilizada nos rituais. Sebastião Mota de Melo foi um homem simples de sólida convicção espírita e trabalhador incansável. Discípulo do Mestre Irineu. Dele recebeu o dom de trabalhar com o Santo Daime. Reuniu em torno de si centenas de adeptos - não por proselitismo, mas de forma natural, como resultado da amizade e do respeito que ele conquistou, ao atender a todos que o procuravam em busca de um conforto para os males da alma e do corpo. Em 1980 retirou-se dos arredores do Rio Branco, Acre, onde havia fundado a comunidade religiosa conhecida como Colônia Cinco Mil, e levou parte de seu povo para uma área virgem no interior da floresta, denominada Rio do Ouro, onde trabalhavam a seringa e construíam casas, desenvolvendo também atividades agrícolas. Três anos depois fundou o assentamento que se transformaria na atual Vila Céu do Mapiá, no município de Pauini, Amazonas.

A iniciativa cresceu sob sua liderança espiritual e seu exemplo de trabalho. Dirigia pessoalmente mutirões, acolhia pobres, doentes e necessitados. O Padrinho Sebastião, como era carinhosamente chamado por seus afilhados, faleceu em 20 de janeiro de 1990 no Rio de Janeiro, vítima de uma insuficiência cardíaca que o fez sofrer nos últimos anos. Além da viúva, senhora Rita Gregório de Melo, deixou aos filhos Alfredo e Waldete, respectivamente, como presidente e vice-presidente da instituição, a responsabilidade pela continuação de sua obra espiritual e da administração comunitária, feita a partir de uma associação de moradores, cuja diretoria é eleita periodicamente por seus sócios.

Atualmente a população da comunidade compreende cerca de 1.000 pessoas, entre a vila e pequenas colocações ao longo do Igarapé Mapiá. O CEFLURIS foi o primeiro ramo do Santo Daime a se expandir para o sul do Brasil.Centros independentes ou não diretamente ligados ao CICLU ou ao CEFLURIS surgiram a partir da passagem do Mestre Irineu e da expansão para o resto do país.

A questão de o Daime ser ou não considerado droga foi superada recentemente no Brasil a partir de uma resolução do Conselho Nacional Antidrogas. O uso ritual e religioso da bebida sempre foi liberado. Apesar disso, os grupos brasileiros que querem evangelizar o mundo com o uso do Daime defendem sua regulamentação pelo governo, na esperança de influenciar positivamente os demais países ondem possuem centros.Nas várias linhas atuais há diversos tipos de trabalhos, conforme a linha, sendo os oficiais os trabalhos de Hinário (bailado) e Concentração, havendo também os trabalhos de cura tais como Estrela, São Miguel, Cruzes, e também trabalho mediúnicos como de Mesa Branca

Fundador
Mestre Raimundo Irineu Serra nasceu em São Vicente Ferret, no Estado do Maranhão em 1892. No final da primeira década do século, embarcou para o então Território do Acre, onde se estabeleceu próximo à cidade de Basiléia, na fronteira do Peru. Foi alí, no coração das florestas da América do Sul, que o Mestre Raimundo Irineu Serra cristianizou as tradições caboclas e xamânicas da bebida sacramental ayahuasca, conhecida desde antes dos incas e rebatizou-a com o nome de Daime, significando, com isso, a invocação espiritual que deveria ser feito pelo fiel, ao comungar com a bebida: Dai-me amor, Dai-me Luz. Depois, foi para a cidade de Rio Branco, onde começou a trabalhar com um pequeno círculo de discípulos. Instalou definitivamente sua família e um grupo de seguidores na localidade denominada Alto Santo, onde trabalhou até fazer sua passagem em 6 de julho de 1971

Amor Divino
Um dos hinários que constituem a doutrina do Santo Daime. Os hinos que o compõem foram recebidos por Antônio Gomes, um dos primeiros seguidores da igreja fundada por Raimundo Irineu Serra. O responsável pela zeladoria do hinário atualmente é sua filha, dona Dália Gomes. Reza a tradição daimista cantá-lo nos festejos do Dia de Todos os Santos.

Não deixem de vê a reportagem sobre Santo Daime no Fantástico:
http://br.youtube.com/watch?v=VkYP5PCTeVY

Alguns pedaços do que escrevi aqui, foi em sites que falam sobre a religião daimista, entre eles está o http://www.santodaime.org/
Maiores informações entrem no google, lá tem bastante informações sobre a Doutrina.

LUZ!

terça-feira, 16 de outubro de 2007

O segredo

Sexta-feira 12/10/07 comecei a assistir o documentário The Secret, e sinceramente ele me fez abrir os olhos para muita coisa,
e ver que o pensamento positivo é fundamental, temos que ver o lado positivo de todas as barreiras que são impostas a nós.
Estava lendo uns textos sobre pessoas que usam a técnica da lei da atração em sua vida, tem uma mensagem muito interessante, que fala que os
Deuses estavam com medo do ser humano, fosse perfeito demais e com o tempo não ia mais precisasse deles, porém o mais sábios dos Deuses falou: "Vamos lhe dar tudo, menos o segredo da felicidade ", os outros Deuses responderam: "Mas se eles são tão inteligentes, vão acabar descobrindo..", o mais sábio não concordou e afirmou que se colocasse dentro de nós mesmos, só poucos iriam descobrir o segredo.
Por isso que sempre estamos sonhando com uma vida repleta de felicidade externa, sem nos dar conta da inutilidade de nossos esforços para alcança-la, demoramos a perceber que o mundo em si não tem o poder de nos fazer feliz, só nós mesmos temos esse dom e dever.

E como as coisas, surgem em nossas vidas, e ás vezes sem perceber elas vão se encaixando, dia 20/10/07 vai ter um WorkShop aqui em Maceió, sobre o filme ou livro The Secret ( Também comprei o livro e o terminei em 3 dias!!! Muibo bom! ), o palestrante é um japonês, master em PNL (programação neurolingüística), terapeuta, consultor, coaching, e praticante de EFT, técnica conhecida como "o segredo do Segredo", sobre o EFT eu não conhecia essa sigla, significa: Emotional Freedom Techniques (Técnicas de Liberação Emocional), remove emoções e crenças negativas através da estimulação de pontos de acupuntura (meridianos), aplicando batidas leves com as pontas dos dedos (estas batidas são chamadas de "tapping").

E Sobre a programação neurolingüística, conheci uma pessoa esse ano que me falou sobre esse programa, onde você conhece melhor as pessoas, as decodificando, a PNL estuda como estruturamos nossa experiência subjetiva - como pensamos sobre nossos valores e crenças e como criamos nossos estados emocionais - e como construímos nosso mundo interno a partir do que vemos, ouvimos e sentimos . E o significado que damos a tudo isso. Esse é o caminho!
Aconselho a todos irem para esse workshop, o preço é um pouco salgado, mas o conhecimento é infinito! Acho que era mesmo para eu conhecer o segredo e todas as suas ramificações! Até que demorei para perceber isso, porém estou trilhando meu caminho, pensando positivo, para receber coisas boas de volta para mim, esqueça o ódio, raiva, inveja, seja FELIZ! EMANE FELICIDADE!

"O segredo é a resposta para tudo que foi, tudo o que é e tudo o que será".

Sobre o WorkShop


Dia:20 de Outubro de 2007 (sábado)
Local:Salão de Convenções do Hotel Ponta Verde
Palestrante:Sr. Mizuji Kajii (São Paulo)
Horário: Das 8:30h ás 12:00h e das 13:30h ás 18:00h
Tema:Lei da Atração (O Segredo) + EFT (O segredo do Segredo) + PNL (Programação Neurolingüística)

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

AMIGAS


A força da nossa amizade vence todas as diferenças...Aliás... para que diferenças se somos amigas?
Quando erramos... nos perdoamos e esquecemosSe temos defeitos... não nos importamos...Trocamos segredos... e respeitamos as divergências...Nas horas incertas, sempre chegamos no momento certo...Nos amparamos...nos defendemos...sem pedir...fazemos porque nos sentimos felizes em fazer...Nos reverenciamos... adoramos... idolatramos... apreciamos... admiramos.Nos mostramos amigas de verdade,quando dizemos o que temos a dizer...Nos aceitamos , sem querer mudanças...Estamos sempre presente,não só nos momentos de alegria,compartilhando prazeres,mas principalmente nos momentos mais difíceis...
É na amizade verdadeira que encontramos sinceridade, lealdade, afinidade, cumplicidade, simplicidade, fraternidade.

Amigos são irmãos que a vida nos deu para caminhar conosco ao longo da nossa jornada espiritual, extrapolando os limites do tempo, continuando quando e onde Deus assim o permitir.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Observe!

Ouvi recentemente, que o nosso período mais criativo, é quando temos de 2 até os 10 anos, que é aquela época que paramos para observar tudo, desde uma formiga carregando uma folha que pesa mais que ela, ou as nuvens, vendo suas formas ou até as sombras que fazem na calçada, com o tempo consideramos tudo isso uma bobagem, coisa que os desocupados fazem, na correria do dia-a-dia, nossa cabeça só tem espaço para projetos, trabalhos ou muitas vezes dispesas, mas do que adianta, pensar nisso tudo, claro que é inevitável, no mundo em que vivemos procuramos tranquilidade, pagamos psicologos para nos ouvir, e essa felicidade que procuramos muitas vezes está na nossa frente e não enxergamos, existem tantos outros fatos para prestar atenção, que vendamos nossos olhos para aquelas bobagens que por mais simples que sejam, para nós, há toda uma complexidade envolvida.
Só enxergamos o que os nossos olhos querem vê, há pessoas com muitos mais problemas que nós, e mesmo assim continuam sorrindo, pessoas que não tem dinheiro para pagar R$150, R$200 numa consulta com um terapeuta, claro que reclamam da vida, trabalham, tem seus problemas também, mas a felicidade de está vivo é maior.
A vida é uma benção, mesmo com tantos problemas, devemos tentar nos libertar e sermos pessoas melhores, não é bobagem imaginar nem parar um pouco e vê a complexidade que nos engloba, isso não é coisa de quem não tem o que fazer, tire um pouco do seu tempo e vá observar pode ser o mar, as pessoas ou qualquer coisa.
Leonardo Da Vinci fazia isso, porque você não pode?
Muitos dos seus cadernos de anotações, tinha anotações, desenhos, ele tinha o dom da observação, desenhava flores, rostos dos mais diferentes homens e mulheres, e no meio daquilo tudo tinha sua lista de compras, os pagamentos que deveriam ser feitos.
Então, vamos misturar obrigações com a nossa felicidade.
Tente, observe e seja uma pessoa melhor!

Ah, não podia deixar de citar aqui, essa coisa linda comigo na foto é o Rafinha, sobrinho da Renata, ele é uma graça né?
Quem vê esse rostinho, não imagina o trabalho que dá, principalmente nos dias de abuso.